Thursday, September 02, 2004

Bikila Brasileiro - Série Campeões!



Vanderlei Cordeiro de Lima, campeão em San Domingo e sendo salvo pelo velho de Atenas na maratona olímpica.

Pode uma derrota valer mais do que a vitória? Dependendo das circunstânceas, pode sim! Por volta do trigésimo sétimo quilômetro da maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, Vanderlei Cordeiro de Lima caminhava a passos largos para vitória! Naquele momento aconteceu o imponderável... Da multidão que assistia a corrida, surgiu um irlandês de nome Cornelius Neil Horan. Padre aposentado, maluco comprovado e com antecedentes crimanais (foi ele que atravessou correndo uma pista de Fórmula 1), ele estava ali para atrapalhar quem estivesse na frente e ganhar publicidade para os seus livros proféticos. Quis a história que o prejudicado fosse o nosso Vanderlei, um brasileiro como tantos outros, de origem humilde, que nunca ninguém sequer imaginou, pudesse ganhar a prova mais importante das Olimpíadas. E não ganhou. Aliás, se não fosse um senhor também saído do povo, Vanderlei teria ficado mais tempo nos braços do doido... Mas vejamos o lado bom! Se ele tivesse ganho a corrida, teria sido apenas mais um campeão olímpico. O incidente e bravura demonstrada pelo brasileiro para prosseguir na prova e garantir no mínimo a medalha de bronze, elevaram Vanderlei a condição de mito olímpico, lado a lado de figuras como Spiridion Louis e Abebe Bikila. Dizem por por aí que apenas o primeiro lugar conta. Que ser segundo e último é a mesma coisa. Eu normalmente costumo concordar, mas neste caso não. Neste exemplo, talvez só neste exemplo, a derrota vale mais do que a vitória.

"Se fosse no meu país este irlandês seria pendurado de cabeça para baixo até confessar os seus pecados!", argumenta revoltado o arabe.

2 Comments:

At 3:17 PM, Anonymous Anonymous said...

Este dia foi simplesmente deploravel. Se fosse um americano de uma figa, teriam atirado no cara maluco.
Olhando por outro lado, o Vanderlei ficou muito mais famoso do que os medalhas de ouro e de prata.
Logico que seria muito melhor se ele tivesse chegado em primeiro, como iria acontecer, mas nao adianta chorar o leite derramado.
E mais, a simplicidade e a humildade que ele demonstrou cativou a todos no mundo.

Beijos Carapalida...xodadis de ti.
Sua esposa ..... ainda?
Orion di Calli

 
At 1:48 PM, Blogger Bruno Giacobbo said...

Claro que vc ainda é minha esposa!

Eu tbm sinto saudades de ti!

Beijão te adoro!

 

Post a Comment

<< Home