Wednesday, June 23, 2004

Morreu o caudilho!

Não poderia deixar passar em branco este momento... Até que eu demorei, mas aqui estou registrando o meu comentário! O Brasil perdeu um de seus políticos mais carismáticos! Leonel de Moura Brizola, faleceu de infarte, aos 82 anos, no Rio de Janeiro. Getulista empedernido, Brizola foi daqueles políticos da antiga, que fizeram escola! Adepto do estilo "ame ou odeie". Como neto de gaúchos que viveram na época em que ele governou o Rio Grande do Sul, e como carioca, eu particularmente não simpatizava muito com ele. Para mim o velho caudilho não foi um bom governador para o estado do Rio. Mas respeitava sim, profundamente, algumas passagens de sua vida pública.

Primeiro momento: a rede da legalidade estruturada por ele para garantir a posse de João Goulart, que se encontrava na China, no dia que Janio Quadros renunciou. Ao organizar este movimento, Brizola ajudou a postergar por um breve período o golpe de 64.
Segunda passagem: a tentativa de resistência militar a este mesmo golpe. Resistência que só não ocorreu a devido ao temor de Jango por uma guerra civil...


Só estes dois momentos já serviriam para incluir o seu nome na história da política brasileira. Mas ele foi muito mais do que isto! Como todos os homens de vida pública, Brizola teve bons e maus instantes, quase todos marcantes, sem dúvida nenhuma... Mas não me cabe agora, analisar toda a sua vida... A história e o tempo farão um julgamento mais preciso... Por hora, presto apenas a minha homenagem...

O arabe se recusa a falar! Pouco versado em história política do Brasil, ele não saberia o que dizer neste momento. Sua especialidade é a beligerancia entre muçulmanos e judeus.




3 Comments:

At 1:57 PM, Blogger Miguel Alberto said...

Acho ridículo toda esta comoção nacional pelo Brizola...
Tá, ele mandou bem no período Pré-Ditadura e tal... mas e depois? Confiscou, roubou, matou (será? é possível), fraudou, superfaturou...

Por mais de 20 anos, o povo do Rio odiou em verbos soltos este homem que ajudou a deixar a cidade neste pardiero de traficantes, bandidos e safadezas.

Depois que morre, vira Santo? Vai pra porra...

 
At 2:54 PM, Blogger Bruno Giacobbo said...

Caralho!

É a tua cara este post!

Alberto, assino embaixo de quase tudo o que vc

falou! Que fique bem claro que eu respeito mesmo

é a fase pré-ditadura!

Abs,

Bruno!

 
At 5:42 PM, Blogger Bruno Giacobbo said...

Sra. Faissal,

Ele era mais do que polêmico!
Ele era bastante controvertido!
E isto, sem menor dúvida, mau administrador.

Beijos,
Sr. Faissal!

 

Post a Comment

<< Home