Tuesday, May 24, 2005

Os Bailarinos de Praga 2!

Nesta segunda fotogaleria das estrelas do futebol tcheco, nós aprensentamos os vice-campeões de 1962 e os mais recentes artistas da bola. Nas atuais eliminatórias para a Copa da Alemanha 2006, a República Tcheca, herdeira do talento e das tradições tchecoslovacas, está em segundo no grupo 1. Apenas um ponto atrás da líder Holanda. Ou seja, firme e forte em direção a mais um mundial.

Image hosted by Photobucket.com

Josef Masopust, meia, excelente na marcação, extremamente eficiente na armação de jogadas. Em 62, se tornou o primeiro tcheco a ganhar a "Bola de Ouro" de melhor jogador da Europa. O prêmio distribuído pela revista "France Football" é considerado o mais importante de todo o continente.

Image hosted by Photobucket.com

Jan Popluhar, centro médio e zagueiro, um verdadeiro líbero. Na partida Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia, pela primeira fase do mundial de 62, ao lado de Masopust anulou Garrincha. Acima, em foto do jogo, Popluhar, à esquerda, aparece marcando o próprio Garrincha.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Suatopluk Pluskal, meia, formou com Masopust e Popluhar, o famoso meio campo "Pluskal, Popluhar e Masopust", que chegou a ser considerado o melhor da Europa.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Antonin Panenka, meia, principal estrela do título europeu conquistado pelos tchecos em 1976. Ficou marcado por cobrar de forma antológica o quinto e decisivo penalti, contra a Alemanha, na final. Com Sepp Maier caído, ele simplesmente encobriu o goleiro alemão.

Image hosted by Photobucket.com

Pavel Nedved, meia esquerda, ídolo da Juventus de Turim. É considerado hoje, o mais completo meio campo do futebol mundial, executando bem todos os fundamentos. Em 2003, tornou-se o segundo tcheco a ganhar a "Bola de Ouro".

Image hosted by Photobucket.com

Karel Poborsky, meia direita. Dono de grande visão de jogo, surgiu no vice-campeonato Europeu conquistado pelos tchecos em 1996. É o grande parceiro, dentro de campo, de Pavel Nedved.

Os Bailarinos de Praga!

Ao longo do século passado apenas sete países conseguiram vencer a Copa do Mundo, fato que relega algumas grandes escolas do futebol mundial ao esquecimento. Eu não falo da Holanda, duas vezes vice-campeã mundo (1974/78), pois esta, mal ou bem, teve grandes times nos anos oitenta e noventa. Na verdade, eu me refiro mais a Tchecoslaváquia e a Hungria. Duas grandes seleções do Leste Europeu que, tal qual aos holandeses, foram vice-campeãs do mundo em duas oportunidades. Os tchecos em 34 e 62, os hungaros em 38 e 54. O intuito, à partir deste post, é tentar resgatar um pouco das glórias destes times. Nesta primeira fotogaleria, o "The Crazy Arabian's House" apresenta os grandes jogadores que construiram a história do glorioso futebol tcheco. Atletas que por causa do seu estilo e talento poderiam muito bem ser chamados de "Os Bailarinos de Praga".

Image hosted by Photobucket.com

Frantisek Planicka, goleiro, Copas de 34/38. Era chamado, por causa da agilidade, de "O Gato de Praga".

Image hosted by Photobucket.com

Oldrich Nejedly, atacante, artilheiro da Copa de 1934. Símbolo de raça e oportunismo.

Image hosted by Photobucket.com

Antonin Puc, ponta esquerda, uma das lendas tchecas. Jogou os mundiais de 34 e 38. Até hoje o maior artilheiro da história da seleção tcheca.

Image hosted by Photobucket.com

Josef Bican, atacante, este, sem dúvida nenhuma, o maior de todos! Fez, comprovadamente, 873 gols, mas, algumas lendas apontam que teria marcado entre 1000 e 5000 gols. Corria 100 metros em fascinantes 10,8 segundos. Nasceu na Áustria e adotou mais tarde a nacionalidade de seus pais. Faleceu em Praga, fez carreira no Slavia Praha, e, portanto, ninguém se lembra dele como um austríaco. Por conta de um problema burocrático não disputou a Copa de 38 pela Tchecoslováquia.