Sunday, June 12, 2005

Quero voltar a Buenos Aires...

Moro no mesmo prédio há mais de 20 anos e a cada dia que passa fica mais forte a impressão de que ele atrai coisas estranhas... Sou capaz de lembrar de três mortes ocorridas nestas duas décadas. Duas por suicídio. A última foi precisamente há uma semana. A mulher era normal, levava uma vida aparentemente normal, mas se matou... Ligou o gás da cozinha e... Bem, o resto vocês já sabem.
Toda vez que eu sei de um caso deste tipo fico pensando: o que passa pela cabeça da pessoa que comete suicídio? O que leva alguém a atentar contra a sua própria vida? Uma vez li que o suicida convicto, aquele que realmente quer se matar, não inspira gás ou corta os pulsos. Estas são mortes que podem ser evitadas se o socorro chegar a tempo. Quem quer se matar se joga do alto de um prédio... Talvez esta minha vizinha não tivesse, verdadeiramente, a intenção de se matar... Mas ela o fez.
Eu nunca me mataria, quero ter filhos, voltar a Buenos Aires, quero fazer ainda mil coisas mas, se tivesse que morrer de forma trágica, que fosse bêbado, dentro de um tonel de vinho, tal qual Alfredo Jaconi, ex-jogador e presidente do Juventude. Pelo menos morreria feliz! Taí, feliz, felicidade, infelicidade, talvez estas sejam as palavras chaves do mistério.
Uma pessoa pode cometer suicídio porque se acha infeliz. A infelicidade gera a depressão. Ela não vê saída para nada e concluí que o melhor é não dar trabalho para ninguém! Mas só pensa assim quem não enxerga que a felicidade está nas mínimas coisas!
Felicidade pode ser um sorvete caprichado em um dia de verão, um beijo roubado, uma conversa animada com um amigo que muito não temos contato... Pode ser um dia de folga, que você apenas fique em casa vendo a chuva cair lá fora... Um telefonema inesperado, um pedido de desculpas ou um gesto de perdão... É se olhar no espelho e perceber que perdeu alguns quilinhos... Quem sabe um elogio daquele chefe carrancudo? Ou até mesmo um amor quebrado para que, na próxima esquina encontremos uma nova paixão... Felicidade pode ser tudo isto e mais um pouco! O importante é saber que ela apenas depende de você e de mais ninguém!
Felicidade para mim hoje foi caminhar pelo bairro em que moro, entrar em um supermercado e apreciar os rótulos das minhas bebidas preferidas... Apenas isto! E olhe que não comprei nada!
Eu acredito verdadeiramente que se adotarmos esta “filosofia” possamos levar uma vida melhor. Possamos também não cometer nem um gesto transloucado. Para terminar eu lembro um antigo provérbio árabe: “No seu nascimento você chorou e as pessoas a sua volta se alegraram. Viva de tal modo que, quando você morrer, as pessoas chorem e você se sinta feliz pelo que viveu”.


"Se ainda fosse Mecca, Riad, Bagdá, Beirute, Kabul... Mas Buenos Aires?!?!", diz o árabe, não sabendo o que o cronista viu nesta cidade de m..., segundo a sua opinião, é claro!

1 Comments:

At 1:10 AM, Anonymous Anonymous said...

Não consigo aceitar que algum motivo seja maior que a vida. Quem comete essa loucura está doente, e infelizente ninguém que os rodeie percebeu isso.
E quanto a Buenos Aires, também pretendo voltar. =D Quando eu fui ainda não tinha maturidade suficiente pra saber aproveiar ao máximo, mas tudo bem.. tudo tem sua hora!
Beijosss

 

Post a Comment

<< Home